Aliante Barchetta podia ser um dos Ferrari mais fantásticos de sempre

A Ferrari acaba de espantar o mundo com o novo SF90 Stradale, um superdesportivo híbrido com 1000 cv que celebra os 90 anos da Scuderia. Mas há outro modelo recente com o símbolo do "Cavallino Rampante" que não lhe fica atrás, sobretudo no que ao design diz respeito.

Denominado Aliante Barchetta, este Ferrari não é um produto da marca de Maranello mas sim um exercício de design feito por Daniel Soriano. Criado para o Ferrari World Design Contest, em 2011, esta fantástica "barchetta" acaba de ser redesenhada e o resultado final não podia ser melhor.

A carroçaria não deixa ninguém indiferente, com os faróis triangulares na dianteira, um pára-brisas revolucionário e com enormes entradas de ar laterais, atrás das rodas frontais. O "nariz" é muito baixo e acompanha a forma das cavas das rodas. Na traseira, é impossível não reparar no "spoiler" minimalista e no difusor.

O habitáculo é inspirado no passado da marca de Maranello e isso fica bem evidente no volante retro e no manípulo da caixa manual. Ainda assim, há detalhes em fibra de carbono e os bancos desportivos têm um desenho muito ligeiro e contam com um arnês de competição.

Mas o detalhe que mais salta à vista neste modelo é mesmo a cobertura transparente do motor, a fazer lembrar máquinas como o Ferrari F40 ou F50. E não podia ser de outra forma, este bloco de 12 cilindros merece ser visto por todos!

Resta agora saber se a Ferrari alguma vez vai aproveitar esta ideia e transformá-la num desportivo "de carne e osso" ou se este Aliante Barchetta nunca vai passar disso… de uma simples ideia.

Em destaque